ANIVERSÁRIO

EMAER comemora 84 anos de criação com homenagens e reconhecimento ao efetivo

Cerimônia em Brasília destacou a trajetória do órgão responsável pelo planejamento estratégico da Força Aérea e celebrou a dedicação de militares e civis
Publicada em: 15/10/2025 15:57
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos

  O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) comemorou, nesta quarta-feira (15/10), 84 anos de criação em uma cerimônia realizada em Brasília (DF). O evento foi presidido pelo Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, recebido pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo.

A solenidade reuniu ex-chefes do EMAER, membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais e integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e celebrou o compromisso e a dedicação de profissionais que se destacaram ao longo do último ano pelo desempenho exemplar, conduta ética e contribuição à missão da Instituição.

Também foram concedidos títulos de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e realizada a imposição da Medalha Militar, com passadores de ouro, prata e bronze, concedida a militares que completaram, respectivamente, 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados. Ao todo, foram homenageados 21 militares e três civis.

Durante a leitura da Ordem do Dia, o Chefe do EMAER destacou o papel estratégico do órgão e o comprometimento do efetivo com o fortalecimento da Força Aérea. “O Estado-Maior da Aeronáutica é o cérebro que planeja e integra as ações da nossa Instituição. Cada integrante, militar ou civil, tem participação direta na construção de uma Força Aérea moderna, eficiente e preparada para os desafios do futuro”, afirmou o Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr.

O Oficial-General também ressaltou o momento especial vivido pela Força Aérea, que se aproxima de um marco histórico. “Em 2026, a FAB completará 85 anos de história. São mais de oito décadas de dedicação, inovação e compromisso com o Brasil, guiadas pelos valores de excelência e pelo nosso lema: Sempre pronta, sempre presente, sempre FAB”, completou.

Entre os homenageados, o sentimento foi de orgulho e gratidão. “Receber esta medalha é um reconhecimento ao esforço de todos que trabalham diariamente para cumprir a missão da Força Aérea. É uma motivação para continuar servindo com ainda mais dedicação”, disse o Coronel Aviador Emerson de Oliveira, que recebeu a Medalha de Ouro, por 30 anos de serviços prestados à FAB.

“Entre tantos desafios, ter chegado até aqui me mostra que tudo valeu a pena. Hoje, o sentimento é de gratidão a Deus, à minha família e à Força Aérea, que, desde o tempo de Escola, me ensinou que, com dedicação, é possível alçar voos ainda maiores. Não imaginei que pudesse receber essa medalha, mas foi possível — e eu consegui”, relatou o Sargento Cruz ao receber a medalha pelos 10 anos de bons serviços prestados.

Estado-Maior da Aeronáutica

Criado em 18 de outubro de 1941, o Estado-Maior da Aeronáutica tem como missão elaborar o planejamento estratégico de mais alto nível da Força Aérea Brasileira, assessorar o Comandante da Aeronáutica e coordenar ações entre os órgãos de direção setorial. Ao longo de mais de oito décadas, o órgão se consolidou como referência na integração das capacidades operacionais e no fortalecimento da defesa do espaço aéreo nacional.

Fotos: Sargento Batista/ EMAER